sábado, 1 de março de 2008

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Unimenorah uma Organização de Ensino Religioso

Somos uma organização de ensino teológico, não governamental e sem fins lucrativos com uma visão e missão de formar pessoas vocacionados que desejam aprofundar-se nos estudos de teologia para o ministério evangélico e estudo da Bíblia a Palavra de Deus.
Agradecemos a sua escolha e preferencia pela UNIMENORAH Universidade Menorah que atua há varios anos na educação religiosa e teologica e que vem em um grande desafio desenvolver a área de educação a distância, internet e correspondência e utiliza o Sistema Open University baseado na transmissão rápida de conhecimentos, através de pesquisas. Não se trata de um simples curso por correspondência, mas de aprendizado sério, determinado e fundamentado em bases sólidas.
Os cursos ministrados pela UNIMENORAH são de caráter livre, com finalidade estritamente de FORMAÇÃO TEOLÓGICA, RELIGIOSA E ECLESIÁSTICA. Esses cursos não necessitam da autorização ou do reconhecimento oficial do MEC. São cursos livres e de expressão evangélica pentecostal. E eles não visam dar formação técnica e nem profissional, mas sim transformar pessoas leigas e conhecedoras da Palavra de Deus e bons líderes, obreiros e pastores através da Internet , sendo este o método de aprendizagem mais prático de se adquirir conhecimento através da utilização do computador.
Cursos teológicos não são cursos profissionalizantes, técnicos ou graduação superior acadêmica. Os mesmos são especificamente ministrados com o objetivo de dar uma preparação bíblica, eclesiástica e teológica à aqueles que visam o exercício do ministério pastoral e outros. Vale ressaltar, que aqueles querem fazer cursos superiores em teologia ou religiosos devem estar cientes de que não estão fazendo uma Faculdade, mas sim cursos de formação teológica, religiosa e eclesiástica.
Os Cursos Teologicos e Religiosos se amparam nos Conselhos Denominacionais e no MEC através de legislação pertinente, Decreto-Lei n° 1.051, de 21 de outubro de 1969, foi prevista a possibilidade do aproveitamento de estudos em cursos de licenciatura, de estudos realizados nos Semi-nários maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto estabelecia que os cursos tivessem a duração mínima de dois anos, e autorizava que os portadores de diploma desses cursos prestassem exames nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras das disciplinas cursadas e, caso aprovados e se houvesse vagas disponíveis, poderiam matricular-se para a conclusão do curso, sem a exigencia do concurso vestibular.
O Conselho Federal de Educação, ao interpretar o citado Decreto-Lei, por intermédio do Parecer CFE 1.009/80, assim estabeleceu:
"1 - As universidades e estabelecimentos isolados de ensino superior, que ministrem cursos de licenciatura, só poderão submeter aos exames preliminares de que trata o Decreto-Lei n° 1.051, de 21 de outubro de 1969, os concluintes de cursos superiores feitos em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou insrtuições equivalentes, de qualquer confissão religiosa, quando, no ato da inscrição, demonstrarem:
O Curso de Bacharel em Teologia é reconhecido oficialmente há décadas em dezenas de países, mas no Brasil, somente a partir de 1999, com o parecer 241, e que foi oficializado. E, como no Brasil já existiam milhares, e a cada ano estão abrindo novas escolas e seminários de teologia de confissão religiosa e livre em nível Básico e Médio, funcionando dentro das igrejas e também centenas em nível de bacharel, também funcionando dentro ou fora das igrejas, sob responsabilidade de igrejas, entidades ou seminários e dezenas em nível de pós-graduação, especialmente em Mestrados e Doutorados; então, a partir daquele ano, “1999”, as Faculdades, Escolas e Seminários que já existiam há décadas tiveram “em tese” a oportunidade de pedir registro de reconhecimento dos cursos junto ao MEC.
Porém 99,9% dessas escolas, seminários e instituições não conseguiram registros nem convalidação dos diplomas de seus milhares e milhares de teólogos já formados que se haviam diplomado no curso de Bacharel em Teologia, nem tampouco os portadores de diplomas religiosos de Mestres e Doutores, tendo em vista que os Pareceres do Conselho Nacional de Educação de nº. 241/99 e 765/99, Decreto 3.860/01 e Resolução 10/02 foram rígidas, cruéis e sem complacência ou misericórdia para com os religiosos evangélicos, visto que ignoraram completamente seus diplomas e apenas oficializaram o curso de Bacharel em Teologia, igual, por exemplo, a um curso de Direito ou Medicina: com vestibular competitivo, exigência do Ensino Médio, instalações amplas de salas de aulas, biblioteca com milhares de livros e professorado com pós-graduação, grade curricular oficial obrigatória ecumênica ou religião social ou científica como querem e proibição de ministração de conteúdos de usos e costumes; duração de 3 a 5 anos; com média de 60% para aprovação; custo de um a dois salários por mês; freqüência presencial de 75% e aulas de 5 dias por semana, com carga horária excessiva, sob pena de reprovação.

A nossa instituição esta devidamente registrada de acordo com as normas das pessoas jurídicas do Brasil e dos EUA e regulamentadas por seus estatutos, Artigos de Incorporação e Regimentos Internos e tem como orgão mantenedor o PROJETO MENORAH.
Vale apenas você fazer os cursos da UNIMENORAH, pelas diversas razões:
1. Não necessita da presença física na sala de aula.
2. Evita os estresses sair do conforto de sua casa para ir ao seminário, enfrentando ônibus cheios, gastando com passagens e combustível, sair cansado do trabalho e ir estudar, chegar sempre tarde da noite em casa, etc.
3. Méodo: “professor em casa”, você pode aprender sem sair de casa.
4. Estuda em sua própria residência, tirando suas dúvidas pelo telefone, pela Internet (e-mail).
Os cursos da UNIMENORAH são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar que envolve teólogos, pedagogos, comunicadores, designers instrucionais, revisores, coordenadores de projetos, programadores, webdesigners, ilustradores e os professores - especialistas em suas áreas de atuação - comprometidos com a qualidade do conteúdo oferecido, assim como das ferramentas de aprendizado: interatividades pedagógicas, exercícios, simulações, casos práticos, fóruns, chats e comunicação eficaz entre professor e alunos. Hoje as mais importantes universidades do mundo fazem amplo uso de Educação a Distância (EAD) mediada por computador. Dentre elas, podemos destacar a Universidade da Califórnia, M.I.T., Harvard, Michigan, Indiana, Stanford, Oxford, Cambridge e muitos outras. No Brasil podemos destacar a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas e Unicamp, entre outras. Além disso, o ensino a distância é o setor educacional que mais cresce no mundo devido à chegada das novas tecnologias de comunicação e, paralelamente, com as novas exigências de capacitação humana numa sociedade de conhecimento.
É neste sentido, visando integrar reflexão, formação e ação, que esta proposta de Projeto Pedagógico foi construída, entendendo que é um documento aberto para as inovações que se fizerem necessárias diante das transformações da sociedade, bem como, do avanço das discussões em torno da Educação Teológica e Religiosa. Não há como desvincular o desenvolvimento da reflexão teológica das mudanças estruturais do mundo contemporâneo em seus aspectos político, religioso, econômico, cultural, social e tecnológico. Tais mudanças tanto provocam transformações nas situações de vida como redirecionam as políticas educacionais e mesmo sócio-eclesiais, às quais o saber teológico está completamente relacionado.
Utilizaremos um padrão de excelência nos materiais didáticos e pedagogicos elaborados por professores altamente qualificados que seguirão as normas universitárias e internacionais. Valores éticos de conduta pessoal, relacionamento interpessoal, ética eclesiástica, ministerial, pastoral, busca da manutenção dos direitos humanos e relacionamentos produtivos em geral.
Estaremos abertos a parcerias, franquias e convenios com instituições correlatas e de formação educacional. Os cursos disponíveis no UNIMENORAH, estão enquadrados na categoria de CURSOS LIVRES. Os conteúdos programáticos são avaliados por nossos diretores, professores e conselhos, e os currículos e carga horária, obedecer-se-ão as normas dos regulamentos e regimentos.
A educação à distância é um projeto mundial. À aplicabilidade deste sistema de ensino tem como objetivo o aperfeiçoamento e a capacitação na área da educação religiosa. E se baseia em questões práticas, dissertações e pesquisas objetivas. O aluno através da Internet receberá o material didático e informações necessarias. É uma técnica rápida de transmissão de conhecimentos que consiste em colocar os alunos em contato direto com o aprendizado.

16/01/2008
Censo aponta que educação a distância cresceu 571% no Brasil

Os resultados do Censo da Educação Superior de 2006, divulgados nesta quarta-feira pelo Inep (instituto de avaliação do Ministério da Educação) apontam um crescimento de 571% no número de cursos de educação a distância.
Os dados também mostram que o número de matrículas cresceu 315%. Em 2005, os alunos de cursos a distância representavam 2,6% do universo dos estudantes. Em 2006 essa participação passou a ser de 4,4%.
As demais modalidades também tiveram aumento --8,3% em número de cursos e 5% em número de matrículas-- com destaque nos tecnológicos, que tiveram aumento nas matrículas de 34,3%.
Ao longo de 2007 foram recolhidas informações sobre cursos e instituições de educação superior tendo como data base o dia 30 de outubro de 2006. Foram computadas as matrículas efetuadas até o dia 30 de junho.
O Censo atualiza anualmente as informações da educação superior sobre número de instituições, cursos, matrículas, vagas, inscritos, ingressos, concluintes, docentes e pessoal técnico administrativo. O levantamento traz também dados discriminados por turno (diurno e noturno) e de acordo com a localização das instituições (no interior dos Estados ou nas capitais).
A finalidade do Censo é fazer uma radiografia da educação superior. As instituições respondem ao questionário do Censo pela internet. Com base nesse conjunto de dados, apresentados de maneira detalhada, o Censo da Educação Superior oferece aos gestores de políticas educacionais uma visão das tendências de um nível de ensino em processo de expansão e diversificação.

Fonte: Folha On Line

Após a conclusão dos Cursos Livres a UNIMENORAH orientará aos portadores dos ditos cursos a complementar e validar os mesmos junto a Instituições credenciadas e autorizadas por meio de legislação própria e pertinente.